Lágrima ácida
Provavelmente quem tem um cão ou gato de pelagem clara já ouviu o termo “lágrima ácida”. Mas será que isso existe mesmo?
O nome dessa alteração é cromodacriorreia, que ficou popularmente conhecido como “lágrima ácida”, mas na verdade o pH da lágrima é neutro e não ácido.
Essas manchas escuras que se formam abaixo dos olhos, e que são mais visíveis em animais claros, acontecem por uma alteração no canal da lágrima e/ou lacrimejamento excessivo (geralmente secundário a outras doenças). Essa obstrução do canal lacrimal é mais comum em animais de focinho curto e alérgicos.
A umidade excessiva facilita a proliferação de bactérias e há produção de pigmentos escuros. Além disso, outro fator que promove a pigmentação é uma substância da própria lágrima, a lactoferrina. Essa substância também está presente na saliva…já percebeu que os animais que se lambem também podem ficar com os pelos das patinhas mais escuros?
O tratamento requer uma avaliação minuciosa para identificar a causa e, em alguns casos, é necessário o tratamento em conjunto com o dermatologista veterinário. Não é aconselhável utilizar qualquer medicação sem indicação de um especialista.